Em mais uma ação pelo cinquentenário da Fundação Liberato, realizou-se, na noite de quarta-feira (12), o “Reconhecimento das Escolas Parceiras”. Nessas cinco décadas, a Liberato procurou integrar-se cada vez mais à comunidade, realizando, desde 2010, um amplo conjunto de ações junto às escolas públicas da região, visando qualificar os candidatos através de parcerias com as escolas de ensino fundamental de onde vêm os alunos de 1º ano. Baseando-se nisso, a Fundação Liberato vem desenvolvendo um trabalho conjunto com as escolas públicas e privadas da região, com trocas de experiências e esclarecimentos sobre o processo de ingresso do aluno nos Cursos Técnicos da Instituição, fomento à pesquisa científica, formação de professores, entre outras ações.
Essa parceria entre a escola de origem do futuro candidato e a Fundação Liberato tem como objetivo principal democratizar o processo de ingresso, possibilitando a todos as mesmas oportunidades na seleção.
Este é o sexto ano do evento “Reconhecimento das Escolas Parceiras”, que visa parabenizar cada instituição e rede de ensino pelo sucesso deste aluno que ingressou na Liberato, em um processo de seleção muito concorrido. Foram, em 2017, 1770 candidatos para 403 vagas nos cursos diurnos.
O evento ocorreu no Auditório da Fundação, destacando com Menção Honrosa quinze municípios: Camaquã, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, Santa Maria, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga e Sapucaia do Sul.
A atividade envolveu trinta alunos ingressantes na Liberato, oriundos de redes municipais, estaduais e particulares e contou com a presença dos pais dos alunos homenageados, representantes das escolas de origem e das secretarias de educação de cada município, coordenadorias de ensino e diretores da Fundação Liberato.