Durante a audiência, o Secretário de Estado da Educação, Luis Antônio Alcoba de Freitas, apresentou os integrantes da comitiva destacando as possibilidades de parceria que poderão surgir entre o Estado e a Fundação Telefônica Vivo. O Diretor Executivo da Liberato, Leo Weber, fez um agradecimento aos membros da Telefônica presentes ao encontro destacando que a Mostratec consegue ser viabilizada justamente através de parcerias como esta que foi firmada com a Fundação. Para o Diretor Presidente da Fundação Telefônica Vivo no Brasil, Americo Teixeira Matar, poder incentivar os jovens estudantes vem ao encontro da filosofia e estratégias da empresa. Afirmou também que a parceria do Prêmio está mantida para 2017.
O Governador Sartori disse que a Mostratec é uma demostração de projeto que dá certo: “Para os estudantes, ter uma oportunidade como essa é muito importante. Espero que vocês, ao retornarem, dividam o conhecimento adquirido com outras pessoas”, comentou. Sartori destacou que o poder público necessita de parcerias e que promover ações como essa é um exemplo que isso é possível. Finalizou sua fala com a seguinte frase: “Hoje ganhei o dia recebendo vocês aqui”.
Dois projetos participarão da “Exporecerca Jove”, de 06 a 08 de abril, em Barcelona. São eles: “Demape – Dispositivo eletrônico de monitoramento e assistência para emergências”, dos estudantes Luiz Perez Fruscalso Luz e Klaus Holler (Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha – Novo Hamburgo/RS), orientados pelo professor Elmar Corrêa de Souza; e “K-Gestus, um framework para autenticação baseado em gestos”, do estudante Wellington Machado de Espindula Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório), com orientação da professora Heloisa Bressan Gonçalves.
Já o projeto “Sistema de monitoramento de arritmias cardíacas”, desenvolvido pelo aluno Robert Buss Kaufmann (Fundação Liberato), sob orientação do professor Marco César Sauer, representará o país na International Sustainable World Energy, Engineering, and Environment Project (I-SWEEEP), entre 03 e 08 de maio, em Houston.
Sobre os projetos
Demape – trate-se de um dispositivo eletrônico fixado à cintura para comunicação entre um usuário e seu socorrista, no caso de acidentes ou emergências diversas. Para isso, o sistema funciona de maneira semelhante a tecnologias disponíveis no mercado. A emergência pode ser declarada através do pressionamento de um botão de pânico, por parte do usuário, ou com a detecção de queda da pessoa.
K-Gestus – A autenticação é um mecanismo essencial na segurança de sistemas computacionais. Delegar essa tarefa apenas a uma combinação de usuário e senhas tem mostrado inúmeras fragilidades. O objetivo do trabalho é propor um mecanismo de autenticação por gestos que inclua deficientes visuais.
Sistema de monitoramento – É um monitor de arritmias cardíacas. O projeto visa possibilitar que uma pessoa possa saber que está passando por essa anomalia principalmente durante uma atividade física, já que, nessas condições, o coração tende a apresentar eventos arrítmicos mais frequentes e severos.
Também estiveram presentes à audiência as seguintes pessoas:
Luciana Scuarcialupi Cascardo – Inovação social da Fundação Telefônica Vivo (SP)
José Carlos Rocha Júnior – Diretor da Regional SUL da Telefônica Vivo
Laiana Elisa de Souza – Relações Institucionais do Rio Grande do Sul
Eduardo Macedo – Gerente de Relações Institucionais (Brasília)
Ramon Fernando Hans – Secretário Executivo
Paulo Renato Thieli – Coordenador da Mostratec 2017
Daniel Gateli – Presidente da Associação de Pais e Mestres
Luis Eduardo Selbach – Assessor de Comunicação
Luis Perez Fruscalso Luz – estudante (Feira da Espanha)
Klaus Holler – estudante (Espanha)
Elmar Corrêa de Souza – professor orientador (Espanha)
Wellington Machado de Espindula – estudante (Espanha)
Heloisa Bressan Gonçalves – professora orientadora (Espanha)
Robert Buss Kauffann – estudante (Feira dos EUA)
Marco César Sauer – professor orientador (EUA)
Sobre a Fundação Telefônica Vivo
A Fundação Telefônica Vivo, responsável pelos projetos sociais da Vivo, acredita na Inovação Educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil a partir da educação. Guiada pela inovação e a disposição em contribuir para a construção de um futuro com mais oportunidades para todos, a Fundação desenvolve projetos que utilizam a tecnologia para gerar novas metodologias de ensino-aprendizagem, estimular o empreendedorismo social e o exercício da cidadania. Com atuação no Brasil desde 1999, faz parte de uma rede formada por outras 17 fundações presentes da Europa e América Latina, integrantes do Grupo Telefónica.
Fotos de Luis Eduardo Selbach.