Institucional

Feira de Ciências na China

By 7 de agosto de 2017 Sem comentários

O estudante Pedro Henrique Capp Kopper (17 anos) será o único jovem pesquisador brasileiro presente à China Adolescent Science & Technology Innovation Contest (Castic 2017), uma feira de ciências que acontece de 14 a 19 de agosto, em Hangzhou.

Aluno do Curso Técnico de Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo/RS), Pedro foi o ganhador do Prêmio Killing de Tecnologia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada no ano passado. O prêmio viabiliza a participação de um projeto nesse importante evento.

Sobre o projeto
O projeto intitulado “Sistema de pouso autônomo através de reconhecimento de imagem” tem por objetivo desenvolver um sistema capaz de pousar uma asa voadora de forma autônoma através da identificação por imagem de marcadores coloridos na pista de pouso. Com isso, seria possível aprimorar o monitoramento de reservas ambientais e lavouras.

 

O aeromodelo desenvolvido pelo estudante realiza o processamento das imagens captadas por uma câmera acoplada ao nariz da aeronave. Para que o pouso seja realizado com segurança, a posição do aparelho em relação à pista é calculado com base na posição dos marcadores previamente colocados e identificados na imagem por sua uma cor específica. Caso ocorra algum tipo de falha, o aluno também desenvolveu um sistema secundário capaz de transferir, de forma independente, o comando dos atuadores para um operador em terra, conectado via rádio.
 

Segundo Pedro, o projeto tem um custo muito menor quando comparado, por exemplo, aos drones, já que possui maior alcance e autonomia: “Essa alternativa custa bem menos e ainda tem muito mais autonomia de voo”, destaca ele. A orientação do projeto é do professor Marco Cesar Sauer.
 

Foto: Pedro apresentará seu projeto em Hangzhou, China.
 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário